JUSTIFICATIVA:


Alice Aparecida Rodrigues Ferreira Francisco nasceu na cidade de Osasco/SP, em 14 de agosto de 1979; filha de Neusa Rodrigues de Oliveira e Durval Antunes Ferreira; irmã de Leandro Tadeu Rodrigues Ferreira, Flávia Aparecida Rodrigues Ferreira e Vinícius Tadeu Sattin Rodrigues; casada com Maurício Francisco Júnior, médico cirurgião vascular, mãe de João Henrique Rodrigues Francisco.

Veio com os pais para Sorocaba aos seis meses de vida; aqui, estudou nos colégios Santa Escolástica e Objetivo, até ingressar na Universidade de Mogi das Cruzes, em 1997, quando começou a cursar Medicina.

Formou-se em 2002, iniciando residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Santa Marcelina, e, em seguida, de Mastologia, no Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, ambos em São Paulo. 

Em 2009, voltou a morar em Sorocaba; em 2012, concluiu Mestrado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Ainda durante a residência médica, em 2007, recebeu o diagnóstico de câncer na tireoide, e perseverou no tratamento da doença, que a acometeu novamente em 2010.

Durante seu tratamento oncológico, foi orientada a implementar o exercício como forma de reabilitação e redução de efeitos colaterais, além do aumento da chance de cura.

Tal experiência a motivou ao estudo do exercício oncológico, em 2018, no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York. 

Desde 2019, é responsável pela implantação e direção no Brasil da ONG Maple Tree Cancer Alliance – entidade referência mundial em atendimento a pacientes oncológicos através da reabilitação com exercício – fisioterapia e nutrição, com apoio da Associação Pense Pink, que a mesma criou e dirige desde 2016.

Através da Pense Pink, foi possível trazer para Sorocaba a expertise de uma entidade internacional que, com técnicas específicas, fornece, gratuitamente, ferramentas capazes de contribuir significativamente com a recuperação física e motora de pessoas acometidas por câncer, a exemplo de uma atleta de futsal da cidade que teve um tumor no cérebro e que, depois do tratamento médico e da fisioterapia na ONG, conseguiu retomar as atividades esportivas. 

Portanto, Senhoras vereadoras e Senhores vereadores, Alice Aparecida Rodrigues Ferreira Francisco se considera filha de Sorocaba, onde chegou mesmo antes do seu primeiro ano de vida e para onde retornou após os estudos acadêmicos de Medicina, para constituir família e aplicar seus conhecimentos, em prol de pessoas, que assim como ela, sentiram o peso e as dificuldades de lutar contra uma doença tão agressiva quanto o câncer.

Em reconhecimento pela relevante contribuição ao nosso município, peço aos nobres pares que aprovem a citada honraria, para que Sorocaba possa oficialmente chamá-la de filha!